Algo que muita gente não avalia são os riscos ao comprar uma viagem, tanto da compra em si como durante a viagem. Eles existem e o mais importante é você ter consciência deste fato e encontrar formas de minimizá-los, bem como pensar em planos A, B, C…

E quais são os riscos em uma viagem? Vou citar os mais comuns que são: cancelamento de voos, intercorrências médicas, acidentes, mortes, problemas com reservas, acomodações e passeios. Vale citar também a importância de você compreender de quem está comprando a viagem. Nunca deixe de pedir e ler o contrato, algo que poucos fazem.

Meu objetivo nesta postagem é te fazer um alerta e auxiliar você a pensar em riscos, bem como te orientar sobre como minimizá-los.

1 – Busque referências da agência que você vai comprar um pacote/serviço. Caso for adquirir algo através da internet, leia os termos, acesse o Reclame Aqui para ler as reclamações da empresa em questão.

2 – Não arrisque fazer uma viagem internacional sem um bom seguro. Nunca queremos utilizá-lo, mas se for preciso e você não tiver, os prejuízos e problemas podem ser gigantescos. Não vale o risco!

3 – Em seguros para viagens internacional, o ideal são coberturas a partir de US$ 60 mil. Compare entre diversas seguradoras essas coberturas e, no momento que estamos, solicite a máxima para COVID que é o valor de US$ 30 mil. E atenção, se precisar acionar o seguro, saiba a maneira correta. Normalmente você precisa ligar para alguma central de informações informada pela seguradora antes de procurar atendimento. Se for emergência, ligue para esta central assim que possível.

4 – Fique atento às regras de cancelamento, reembolso e remarcação. Quando mencionam “cancelamento gratuito”, observe atentamente a data deste cancelamento gratuito. Cada hotel/fornecedor tem uma regra própria que pode variar caso a caso. Cancelamento gratuito tem data! Você não pode cancelar a hora que desejar.

5 – Atenção na hora de comprar sua passagem aérea e observe a regra dos bilhetes. Cada tarifa tem sua regra e alguns não são reembolsáveis. Esteja consciente na sua compra e não apenas busque apenas a tarifa mais baixa. Avalie os riscos, especialmente neste momento.

6 – Se seu voo foi cancelado, (fiz um post deste assunto recentemente), a primeira opção é tentar resolver no aeroporto caso esteja lá. As outras são: ligar para seu agente de viagens ou para a companhia aérea. Nem sempre a alternativa é a que você deseja, contudo, um bom suporte nessas horas ajuda bastante. Pense nisso ao adquirir seu bilhete aéreo.

7 – Se comprou algum pacote promocional e tem dúvidas sobre sua reserva, a melhor maneira de ter certeza de que está tudo certo é inserindo o número desta reserva no sistema da companhia aérea ou questionando o hotel/fornecedor do serviço final. Pergunte se ela está ativa e se está tudo certo. Essa dica vale para qualquer serviço adquirido (hotéis, passagens, passeios etc.)

8 – Por último e tão importante é: Todo fornecedor tem um contrato. Nem sempre lemos ou assinamos, contudo, ao adquirir um serviço, você está automaticamente aceitando termos e condições. Fique atento!

Quer saber como posso te ajudar a evitar todos esses perrengues? Entre em contato, estamos aqui para te ajudar com todos os detalhes.