Recentemente falamos do paraíso “Ilhas Maldivas” e hoje vamos mostrar um pouco de Bora Bora, outro destino paradisíaco, muito procurado por casais em Lua de Mel ou para comemorações especiais.

Situada no Oceano Pacífico, a cerca de 230 km do Taiti, Bora Bora é formada por uma ilha principal e outras ilhotas, chamadas de “Motus”. Ela e outras ilhas vizinhas estão completamente cercadas por recifes de coral e um cenário magnífico, marcado pelas águas translúcidas, daquele azul turquesa que chega a arder os olhos.

Na ilha principal está o atrativo mais famoso, um dos cartões postais de Bora Bora, o monte Otemanu, um vulcão extinto com mais de 700 metros de altura. Apesar de estar localizado nesta ilha, não é possível ser avistado a partir dela. Sua imponência chama atenção e é justamente a vista privilegiada para o vulcão que diferencia os resorts e os valores da acomodação. De maneira geral os estabelecimentos levam o vulcão em consideração na hora de cobrarem as suas tarifas: quanto mais incrível for a visão do Otemanu, mais cara será a hospedagem.

 

Onde está localizado Bora Bora?

A ilha de Bora Bora está há aproximadamente 230 km do Taiti, que é a maior e mais famosa dentre as 118 ilhas da Polinésia Francesa.

Para quem não sabe, a Polinésia Francesa é um enorme arquipélago espalhado por uma área equivalente ao tamanho da Europa e a logística para chegar a Bora Bora não é das mais simples.

 
Como chegar até lá?

Não se trata de uma viagem rápida, tampouco barata. É preciso fazer algumas paradas no caminho e até por este motivo, uma boa alternativa é conciliar a ida à Polinésia Francesa com outro destino a caminho dela.

Partindo do Brasil, a melhor opção é ir via Santiago do Chile, parando na Ilha de Páscoa e seguindo depois até Papeete, a capital da Polinésia. Entretanto há voos que inclui ainda uma parada na Nova Zelândia e outras alternativas como ir via Panamá e Los Angeles (neste caso precisa do visto americano). Na volta há voos por Auckland na Nova Zelândia e Santiago do Chile, para depois regressar ao Brasil.

Ao chegar em Papeete, será necessário pegar mais um voo de 50 minutos até Bora Bora. São aviões pequenos operados em turboélices pela empresa Air Tahiti. Portanto, para chegar a este destino de sonhos, é imprescindível uma boa dose de disposição porque serão entre 25 e 40 horas em trânsito.

Dica: Para não perder a vista espetacular na chegada a Bora Bora, escolha o lado certo do avião. Como não tem lugar marcado, posicione-se bem na fila, espere os locais entrar, porque eles têm prioridade, consulte junto à comissária de bordo qual trajeto o piloto vai fazer para saber qual o melhor lado da aeronave para se sentar. Vai valer a pena!  

Se você acha que acabou, está enganado. Uma vez chegado em Bora Bora, você deverá fazer o trajeto até a sua hospedagem via barco. Muitos dos hotéis e resorts da região disponibilizam um receptivo no aeroporto, recebendo seus clientes na saída dos voos e encaminhando para suas embarcações oficiais que farão a parte final do traslado. Caso o hotel que você esteja hospedado não disponibilize essa alternativa, é necessário pegar uma balsa pública ou contratar um barco à parte.

Uma outra boa opção, embora mais superficial e rápida de conhecer Bora Bora é por meio de cruzeiros. Normalmente são paradas de um dia que permitem desfrutar um pouco do ambiente ao redor, mas não será possível aproveitar toda a magia deste destino.

Atenção: Devido à estrutura de pista curta que a maioria das ilhas da Polinésia Francesa têm e das condições climáticas, não há voos noturnos até Bora Bora portanto fique atento caso o seu voo internacional chegar no final da tarde ou à noite. Neste caso, será necessário se hospedar em algum hotel local

 

Idiomas e moeda

Idioma: Apesar de o francês e o taitiano serem as principais línguas faladas pelos habitantes, é possível se comunicar em inglês com a grande maioria das pessoas que atendem o público.

Moeda: A moeda oficial da Polinésia Francesa é o Franco Pacífico Francês, mas como é difícil encontrá-la em casas de câmbio ao redor do mundo, a sugestão é levar dólar ou euro e trocar nas casas de câmbio na chegada. O cartão de crédito também é bem aceito.

 

Quantos dias ficar?

Você não vai fazer uma viagem tão longa para passar 2 ou 3 dias certo? Como já mencionei, o ideal é fazer de Bora Bora parte de uma viagem de férias, incluindo outros lugares da rota do avião. Para aproveitar melhor a região e a viagem, o recomendado é ficar 4 a 5 dias completos.

 

É preciso vacina?

Desde 2017 o governo da Polinésia Francesa passou a exigir o Certificado Internacional de Vacinação para Febre Amarela (atenção, não é sua carteirinha de vacinação aqui do Brasil ok?)

 

Preciso de visto?

Brasileiros não precisam de visto para Bora Bora se for ficar por até 90 dias, no entanto é necessário ter passaporte válido. Use sempre a regra dos 6 meses de validade para evitar problemas. Apenas tenha atenção caso seu voo for fazer escala em outro país e este exigir visto, como é o caso de escalas em Los Angeles.

 

Como economizar?

Missão quase impossível, já que tudo é muito caro, desde a passagem aérea até alimentação e acomodação, inclusive as opções mais modestas. Entretanto há algumas dicas que podem ajudar.

  • Evite a alta temporada (mas atenção às épocas de chuvas)
  • Ao contrário das Ilhas Maldivas, a ilha não tem as restrições de um país muçulmano e permite entrada de itens como bebidas alcoólicas por exemplo. Portanto, uma alternativa é adquirir produtos em algum Duty Free a caminho da ilha. Normalmente os hotéis permitem e não cobram taxa extra, mas sugiro consultar antecipadamente as regras da sua hospedagem.
  • Há opções de acomodações mais simples, inclusive casas de temporada.
  • Divida a estadia entre acomodação mais simples e hotéis de luxo como bangalôs sobre águas, por exemplo.
  • Alugue uma bicicleta para fazer passeios e conhecer melhor a ilha.
  • Não esqueça de levar itens essenciais como protetor solar, repelente ou outros itens pessoais. Tudo na ilha tem preço mais elevado.
  • Cruzeiros podem ser boas alternativas para economizar, além de oferecer a oportunidade de conhecer outras ilhas da Polinésia Francesa. Certamente não é a mesma experiência que ficar hospedado no local, entretanto é uma boa forma de conhecer um pouco a região gastando menos.

 

Há restrições de bagagens?

Sim, no transporte de Papeete à Bora Bora normalmente é permitido 1 bagagem de até 23 kg apenas mais os itens pessoais com limite de dimensão e peso, já que os aviões são pequenos. Sugerimos consultar junto à companhia aérea antes da viagem.

 

Qual a melhor época para viajar para Bora Bora?

Os termômetros variam muito pouco ao longo do ano e Bora Bora conta com sol constante, portanto é calor em qualquer época. Mas o ponto de atenção vai para o período de chuvas que pode atrapalhar seus planos.

A melhor época vai de julho a setembro, às vezes até outubro. Entre novembro e março as tempestades são bem frequentes, com possibilidade de furacões, sendo janeiro o mês mais chuvoso. Já a temporada que vai de maio a outubro costuma ter os dias mais frescos e compreende o período das secas. Apesar de ainda chover, o fenômeno climático está mais controlado.

 

Onde se hospedar?

Há algumas opções (nem tanto como as Ilhas Maldivas), entretanto tudo é muito caro, até as acomodações mais simples. A cereja do bolo obviamente está naqueles bangalôs incríveis sobre águas, especialmente os que ficam no Motu Piti A’au, de onde se tem a melhor vista para o vulcão, o monte Otemanu.

Se você tiver condições financeiras, a opção perfeita é o motu Piti A’au onde ficam os melhores e mais luxuosos resorts. Lá estão o Le Meridien, Four Seasons, Intercontinental Bora Bora Resort & Thalasso Spa e o St. Regis Bora Bora Resort.

Outra ótima alternativa é ficar em outros motus. A diferença é que deles não será possível ver o monte Otemanu, mas as opções de hotelaria são excelentes. Lá estão o Sofitel Bora Bora Private, Conrad Bora Bora Nui, Hilton Bora Bora Nui e o Pearl Beach Resort que são incríveis.

Na ilha principal, está o luxuoso Intercontinental Le Moana, entretanto é aqui que você poderá encontrar opções mais econômicas, desde hotéis 4 estrelas até pousadas e aluguéis de temporada. Se o seu orçamento está mais curto e você quer conhecer a ilha, esta é a opção perfeita.

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
Culinária e onde comer?

A culinária da Polinésia traz uma mistura entre as influências francesa, japonesa e maori. Por se tratar de ilhas situadas no meio do oceano, o que se pode esperar é uma gastronomia rica em peixes e mariscos, assim como muita utilização de frutas, hortaliças e especiarias. Usam muito o coco em diversos pratos típicos, especialmente o leite de coco. Mangas, abacaxis, papaias, limões e melancias são essenciais para a preparação das sobremesas servidas nos restaurantes locais. Há ainda uma forte presença do fafa, que é a folha do tubérculo taro, uru (fruta-pão), vegetais no geral e aromatização de baunilha. Na ilha há também o uso frequente da carne de porco.

Para os fãs da gastronomia, saiba que é possível ter aulas de culinária, onde os profissionais ensinam técnicas sobre como utilizar os peixes junto aos ingredientes exóticos da região. O GREPFOC, que é um instituto de treinamento para adultos e o resort Le Meridien são duas opções que oferecem esses workshops culinários.

Bora Bora não é um destino para experimentar diversos restaurantes, até porque uma boa parte das pessoas acabam ficando em seus resorts e aproveitam os restaurantes disponíveis. Praticamente não há resorts all inclusive na Polinésia e os jantares nos hotéis, como tudo por lá, são caros.

Para quem está em uma acomodação mais simples e quer vivenciar uma experiência diferenciada, uma possibilidade é pegar barcos para ir jantar em algum dos luxuosos resorts. Alguns, como o Four Seasons, promovem luaus, o que é perfeito não acham? Lembre-se que será necessário reservar com antecedência bem como combinar previamente com o barqueiro. O mais prático é permanecer no hotel e curtir o clima de romance.

 

O que fazer?

Você pode fazer diversos passeios ou simplesmente aproveitar para descansar. Se estiver hospedado em um bom resort, vale aproveitar tudo o que ele oferece, afinal você não pagará pouco por isso. Mas a ilha conta com diversos passeios e você pode escolher um ou outro para completar suas experiências.

As praias de águas tranquilas formam o cenário ideal para esportes náuticos. Entre as opções de passeios, é possível fazer cruzeiros em catamarãs (finalizando-os com belas paisagens do pôr do sol), piqueniques dentro da água, excursões às motus, snorkeling, jet ski, windsurf, mergulhar entre corais, arraias, tubarões e muitos peixes coloridos. Reserve um tour para conhecer a Blue Lagoon, um dos melhores pontos de mergulho de Bora Bora. Não deixe de levar uma GoPro e captar imagens inacreditáveis. Ao final do passeio, com todos a bordo, o guia joga peixes para os tubarões e é impressionante ver a quantidade de animais e o ímpeto deles atrás do alimento. Obviamente não é algo que vemos com facilidade, correto?

Quase todos os tours incluem uma apresentação cultural, que pode ser um pequeno show de ukulele, danças típicas ou rituais de artesanato.

Você pode ainda optar por fazer passeios de quadriciclo pela ilha ou em veículo 4X4, conhecê-la de bicicleta, nadar nas suas belas praias, ir à Vaitape ou ainda fazer passeio ao fundo do mar com um veículo chamado lagoonarium, que lembra um pequeno submarino. E para cada experiência, não deixe de levar consigo a sua máquina fotográfica e capturar algumas imagens verdadeiramente memoráveis.

Para quem gosta de compras, há artesanato, roupas, objetos de arte e outros produtos, mas as peças feitas com pérolas são a grande atração.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Tem dúvidas ou quer saber mais sobre este destino incrível, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!