A região de Visconde de Mauá é apaixonante por suas montanhas e cachoeiras, pela gastronomia diversificada e requintada, pelas pousadas aconchegantes e românticas. Os atrativos naturais são os grandes destaques de Mauá e suas vilas, que são 3: Mauá, Maringá e Maromba.

A cidade fica dentro de uma área de preservação ambiental e para quem tem tempo, poderá contemplar pelo menos 100 cachoeiras, e obviamente toda a viagem gira em torno delas ou de passeios ecológicos, cavalgadas, afinal estamos em plena Mata Atlântica. Então vamos citar cachoeiras e mais cachoeiras…

A Cachoeira do Escorrega é de fácil acesso uma estrada de terra até que em boas condições. A Poção do Maromba tem duas ótimas “piscinas” para banho. Fica na mesma estrada para o Escorrega e a trilha é bem fácil.

A Cachoeira Véu da Noiva serve mais para uma passada rápida e fotos, porque não tem poço para banho e fica super escondidinha entre a mata, quase não bate sol. Mas como ela é alta, vale umas fotografias.

Considerada a mais bonita cachoeira de Visconde de Mauá, a Santa Clara merece reverência e não há qualquer dificuldade de acesso. Ela tem um paredão de pedras alto, onde dá até para fazer rapel. O gostoso é que a cachoeira tem uma piscininha de areia, então é bem mais confortável tomar banho nela. Tem sombras bacanas ao seu redor, embora no inverno elas sejam dispensáveis, mas se você quer tomar sol, tem área para deitar.

A cachoeira do Alcantilado é um complexo de 9 cachoeiras e a principal tem 50 metros de altura! E no caminho para ela tem um parque chamado Parque das Corredeiras, bacana para quem tem crianças. O parque represou um riozinho e fez uma “prainha”, colocando cadeiras e guarda-sóis em volta, com boias na água para relaxar. A água é rasinha, e transparente. O boia-cross é divertido apesar de não ter muita emoção e ser rapidinho. Lá tem também tirolesa e arvorismo nas versões criança e adultos. Eles têm restaurante com petiscos e 3 opções de almoço. Uma ótima dica para quem tem filhos.

Já o Poço do Marimbondo é um local superlegal, mas difícil chegar de carro comum. Um 4X4 é bem-vindo. Se você não tem um, pode contratar uma agência para o passeio.

A Toca da Raposa é outro local basicamente para tirar umas fotos. Não há lugar nem para sentar. Um pouco mais adiante, na mesma estrada, está a Cachoeira do Santuário. Fica em uma propriedade privada, que cobra ingresso e há os que acham imperdível e os que já dizem que o valor não compensa. Minha dica é, se tiver tempo sobrando, por que não?

Já no centro comercial é possível viver a cultura da região, conhecer o artesanato local, aproveitar o chocolate quente ou o café e se deliciar com a gastronomia local que, obviamente no inverno, inclui um delicioso fondue.

Para os amantes da adrenalina, há boas opções na região para curtir Voo Livre, Rapel, locar Jipes e quadriciclos ou fazer canoagem.

Dica para os pets lovers: essa é uma região boa para fazer uma viagem com cachorro já que muitas pousadas, restaurantes e atrações aceitam animais de estimação.

Resumo do que fazer em Visconde de Mauá:  

  • Uma infinidade de Cachoeiras: Cachoeira do Escorrega, Poção do Maromba, Cachoeira Véu da Noiva, Santa Clara, Alcantilado, Parque das Corredeiras, Poço do Marimbondo, Toca da Raposa, Cachoeira do Santuário
  • Trilhas
  • Cavalgadas
  • Bóia-Cross, canoagem, tirolesa, arvorismo, rapel
  • Centro Comercial
  • Artesanato e cultura da região
  • Aproveitar a gastronomia local
  • Voo Livre
  • Jipes
  • Quadriciclos

Quantos dias ficar? Um final de semana ou feriado prolongado está ótimo.

Onde se hospedar? Região de pousadas: Mauá Brasil, Pousada Terras Altas, Pousada Dellis, Pousada Silvestre, Pousada Sol Nascente.

Onde Comer? Restaurante Trem de Minas, Di Nápoli, Casa Gourmet Bistrô, Cogumelo Bistrô, Casa di Pedra, Gosto com Gosto, Restaurante da Leila, Due Fratelli.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Quer mais dicas? Temos muitas!