Trata-se de um destino corriqueiro para muitos paulistas, mas a cidade nunca perde a sua majestade. Famosa por promover o inverno mais badalado do Brasil, encanta por sua beleza natural e arquitetura europeia. É durante este período que a temperatura cai bastante, principal razão para ser uma cidade tão procurada, afinal vivemos no Brasil, um país tropical onde muitas vezes a sensação gelada é rara. Nesta época a temperatura nas madrugadas podem facilmente chegar a zero graus.

Uma razão para ela ser destino fácil para muitos turistas são as atrações da Temporada de Inverno. Há muitas coisas que acontecem nesta época como exposição de automóveis, eventos culturais com apresentações de músicas e teatro além do maior evento da música clássica da América Latina, o Festival de Inverno. Com atrações no Auditório Cláudio Santoro, Praça de Capivari e outros espaços, o Festival recebe grandes artistas da música clássica para realizar concertos memoráveis que lotam os espaços.

Quem decide passar por lá, pode usufruir da gastronomia especial de inverno com direito a sequências de fondue acompanhada de bons vinhos, além dos pratos que levam ingredientes tradicionais da região serrana, como o pinhão e a truta.

A paisagem de Campos do Jordão já é naturalmente fascinante. Mas no inverno os dias ficam ainda mais claros e o céu mais azul. Somando isso com ar puro da serra, o que temos é uma experiência inesquecível.

O que fazer?

Para aqueles que ainda não conhecem a Suíça Brasileira, vale um passeio no bonde turístico, subir de teleférico para conhecer o Morro do Elefante e apreciar a vista do alto da cidade, visitar o Museu Felícia Leirner, que expõe muitas obras a céu aberto desta artista plástica polonesa e no mesmo local visitar o Auditório Cláudio Santoro.  Outro passeio que vale a visita são as Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Vocês poderão usufruir de um cenário imperdível em meio a natureza.

A Estação Emílio Ribas, antiga estrada de ferro que por muitos anos foi a única ligação de Campos do Jordão com o resto do mundo, tornou-se atração turística de onde saem passeios de bonde, maria fumaça e trem. O lugar conta ainda com jardins, playground, lojas de artesanato e lago, além de ser o ponto de partida e chegada do famoso teleférico que leva ao Morro do Elefante.

Uma boa opção para quem curte percorrer trilhas, pontes e lagos é visitar o Horto Florestal, que conta com uma área de quase 30 mil hectares recoberta de Mata Atlântica e Araucária.

O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas gratuitas. Inaugurado em 1964, ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exposições periódicas de artistas brasileiros e outros eventos culturais. São 3,2 mil metros quadrados de construção, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, ornamentados com mobiliário dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, porcelanas, peças religiosas, prataria, pinturas e esculturas. Originais de Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Brecheret, Volpi e Anita Malfatti são as maravilhas desse passeio.

O Mosteiro Beneditino de São João, que fica no caminho para o Palácio Boa Vista, é um lugar encantador e vale a visita para quem deseja apreciar os belos jardins ou usufruir de um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração das monjas com cantos gregorianos em latim, grego e português. É emocionante o canto das religiosas, que dura 40 minutos. A entrada é gratuita.

A Ducha de Prata reúne várias quedas d’água artificiais que podem ser observadas por meio de passarelas de madeira. É possível fazer fotos interessantes no local, que sempre agrada principalmente os pequenos.

O Pico de Itapeva, que fica em Pindamonhangaba, a 15 km de Capivari, é o ponto mais alto da região e oferece uma belíssima vista do alto de seus 2.030 metros de altitude. Seu acesso é fácil e se dá por meio de uma estrada asfaltada.

Amantikir, um parque composto por um conjunto de lindos jardins e possui mais de 700 espécies de plantas ao logo de 60.000 m2.  Vale a pena apreciar a beleza dos jardins temáticos! As flores e a vegetação de vários cantos do mundo formam cenários lindos e tranquilos, que sempre rendem belas fotos, especialmente na primavera. Quem quiser pode até se aventurar em um labirinto em estilo inglês ou conhecer a incrível casa na árvore, que pessoalmente fiquei encantada. Entretanto, já alerto, a entrada não é barata.

Para quem gosta de um pouco de aventura, há o Rancho Santo Antonio, uma área de lazer com acesso gratuito e permite ao visitante aproveitar as belezas naturais de Campos do Jordão praticando esportes como tirolesas e arvorismo, ou atividades como trilhas e cavalgadas. Mesmo não sendo tão grande, o local compensa pelo visual que pode ser aproveitado em um Deck da lanchonete. Entre as atividades, há trilhas monitoradas à Pedra do Baú, o water trekking (com caminhada pelo leito do rio) e as trilhas noturnas, que devem ser agendadas com antecedência. Para crianças há uma mini fazenda. As atividades são pagas a parte e têm preços variados.  

Neste mesmo propósito de aventura, uma ótima opção (não barata) é o Parque Tarundu. São mais de 30 atrações, como arvorismo, patinação no gelo, tirolesa e arco e flecha. Dá pra passar o dia todo se divertindo. Uma das atrações bem legais é o balão que, com condições de tempo favoráveis, proporciona um passeio incrível nas alturas. Os visitantes também podem fazer passeios a cavalo ou se aventurar no boia cross. O que não faltam são opções. É um mundo de atrações para todas as idades, das mais suaves e contemplativas às mais radicais.

Um pouco mais simples e com menos opções de aventura, há o Bosque do Silêncio, localizado há 20 minutos de caminhada do centro de Capivari e possui atrações como tirolesas, arvorismo e minigolfe. Contudo, o local é perfeito para uma tarde de descanso, caminhadas pelas trilhas que cortam a mata respirando ar puro e não raro, encontrando algum esquilo.

Apesar de todos esses lugares para visitar, para aproveitar bem a cidade, o negócio é passear pelo Centro de Capivari despreocupadamente, sem compromisso, lugar onde estão as inúmeras lojas de chocolates, os cafés, as boutiques e os restaurantes. É encantador caminhar pelas ruas cheias de plátanos que nesta época do ano proporcionam um show de cores com suas folhas avermelhadas. E é lá mesmo que a moda corre solta. Muita gente bem vestida, mostrando os seus belos casacos de inverno acompanhada de botas, gorros e cachecol.

Um lugar badalado na região é o Mercado São Bento e vale parar pra tomar um café e conhecer um dos melhores chocolates de Campos no Sabor Chocolate. Além de conhecer a linda loja localizada no andar térreo do boulevard, uma mini fábrica funciona no subsolo onde um mestre chocolatier ensina à criançada a arte de confeccionar essa delícia.

À noite a cidade fica linda, iluminada, sofisticada e o único trabalho que temos é o de escolher em qual restaurante vamos apreciar uma sequência de fondue, um bom vinho ou qualquer outra opção. Uma reserva antecipada é recomendável nesta época do ano.

Para quem gosta do agito, pode se preparar. Casas noturnas realizam baladas agitadas que muitas vezes levam DJs famosos para as festas. Os barezinhos também são uma ótima opção, muitas vezes com música ao vivo, comidinhas de boteco e grande variedade de bebidas.

Uma das atrações mais visitadas de Campos do Jordão é o Iceland Bar de Gelo. Formam-se filas de gente querendo passar frio! É uma experiência pra lá de interessante. Você recebe um casaco e luvas apropriadas, entra numa câmara revestida de gelo com esculturas e um bar que serve bebidas alcoólicas à vontade para os adultos e refrigerantes para as crianças. Os cenários criados para tirar fotos são bem legais e junto com a música dão o clima divertido ao lugar.

E pra finalizar o passeio a esta cidade, que tal fazer uma visitação a uma fábrica de cerveja artesanal, acompanhar todo o processo de fabricação acompanhados de um mestre cervejeiro e de quebra comer um delicioso Eisbein? Cerveja e joelho de porco no inverno? Por que não? Toda a estrutura do local chamado Caras de Malte compreende a micro cervejaria, uma loja com os produtos fabricados no próprio lugar e um restaurante que oferece, além do joelho de porco, carnes à moda Parilla Uruguaia, foundees, massas dentre outras delícias, um cardápio especialmente elaborado para harmonizar com a cerveja ou mesmo utilizá-las no preparo dos pratos. Um banquete para terminar o final de semana ou um feriado com aquele gostinho de quero mais.

Resumo do que fazer em Campos do Jordão:

  • Morro do Elefante
  • Museu Felícia Leirner
  • Auditório Cláudio Santoro
  • Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata
  • Estação Emílio Ribas
  • Horto Florestal
  • Palácio Boa Vista
  • Mosteiro Beneditino de São João
  • Ducha de Prata
  • Pico de Itapeva
  • Amantikir
  • Rancho Santo Antonio
  • Parque Tarundu
  • Bosque do Silêncio
  • Centro de Capivari
  • Mercado São Bento
  • Iceland Bar de Gelo
  • Micro cervejaria Caras de Malte

Quantos dias ficar? Para curtir todas as opções sem correrias, eu diria 4 dias, mas a ideia de um bate e volta num final de semana é bem-vinda e já é possível aproveitar e recarregar as energias.

Onde comer? O desafio em Campos do Jordão é achar algo com preço acessível. Se esse for o caso, procure restaurantes por quilo. À noite as opções podem girar em torno de sequência de fondue. Algumas opções: Restaurante Pedra do Baú (se você estiver na região), Pontremoli, Santa Colina, Bonanza Grill, Libertango, Confraria do Sabor, Restaurante Capivari, Saint Moritz, Vila Montese, Estância Grill, Kilo Certo, Tito’s, Cantina Dom João II.

Onde se hospedar? Opções na região não faltam. Há muitos hotéis, pousadas e casas de temporada, depende de você! Algumas opções são: Pousada Campos dos Holandeses, Pousada Alto da Boa Vista, Hotel Via Inglesa, Chris Park Hotel, Chateau La Villette, Pousada Jardon, Pousada das Hortências, Hotel Savoy Excellence, Pousada Serra do Jordão.

Veja a galeria de fotos abaixo: