Para quem gosta do exótico, de coisas diferentes e interessantes, vale a pena conhecer e saber um pouco mais da Gruta das Conchas, a Shell Grotto, que fica na despretensiosa cidade de Margate, no litoral da Inglaterra.

Segundo historiadores, esta gruta foi descoberta por acaso por um carpinteiro em 1835 e aberta a visitação ao público dois anos depois. Embora tenha sido descoberta nesta data, ninguém consegue precisar há quantos anos ela existe. É justamente sua história e a falta de informações que gera curiosidade. Ninguém sabe quem construiu, qual o propósito e a razão de manter algo tão singular e espetacular escondido. Em 1932 mudou de proprietário, mas permanece como propriedade privada e a um custo baixo, apenas para manutenção, fica aberta à visitação do público.

São aproximadamente 4,6 milhões de conchas. Dá pra imaginar? Uma gruta completamente construída com conchas? Imagine a beleza do lugar! Uma paisagem subterrânea sem igual. Aí a imaginação corre solta. Há os que dizem que a obra foi um devaneio de um aristocrata, outros acreditam que era uma construção pré-histórica feita como um calendário astronômico ou um edifício funerário, muitos acreditam que a gruta das conchas foi construída por um nobre inglês mas são apenas suposições e especulações porque ninguém sabe ao certo quando, por quem ou a razão pela qual ela foi construída.

Ela é repleta de mosaicos criados com as conchas do mar, há várias interpretações para os desenhos, mas a diversão está também em inventar suas próprias histórias, como dizem alguns turistas que a visitam. Diversos trabalhos de restauração já foram feitos ao longo dos anos, embora ainda assim há os que dizem que as conchas da gruta poderiam ter melhores condições de limpeza para que todos pudessem apreciar ainda mais essa joia inglesa. Mas uma coisa é inegável: a beleza da criação deste lugar! Dentro dela há um museu muito bem organizado e informativo, vale a pena conhecer este lugar incrível.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Quer mais dicas? Temos muitas!