Minha viagem a Bonito começou de maneira não programada. A princípio não iríamos viajar em julho, faríamos somente alguns passeios. Meu marido me falou que teria alguns dias de férias, sendo assim comecei a buscar opções aqui no Brasil. Achei uma superpromoção na passagem aérea para Campo Grande, utilizando algumas poucas milhas (30 mil, ida e volta para nós quatro) e desta forma defini o destino: Bonito.

Feito isso, já sabia que o Zagaia Eco Resort era a hospedagem que mais agradaria a mim e a minha família. Mesmo assim resolvi buscar outras opções para poder comparar o tipo de hospedagem e os valores.

Das opções que gostei, resolvi ligar para o Zagaia e também para outro hotel bacana, o Wetiga. Acabei escolhendo o Zagaia Eco Resort pela infraestrutura oferecida, já que tenho dois filhos de 7 e 9 anos e gostaria de mesclar passeios com descanso. Consegui um desconto interessante com eles e na chegada, acabei recebendo um upgrade a meu pedido. Desde o início foram muito solícitos.

A ideia desta minha viagem, como disse, era fazer alguns passeios e ainda descansar, permitir também que meus filhos aproveitassem a estrutura e recreação do hotel. Foi o que fizemos! Curtimos bastante o resort e escolhemos sete atrações das mais conhecidas, que foram: Flutuação no Aquário Natural, Flutuação na Barra do Sucuri, Projeto Jibóia, Pantanal e Gruta do Lago Azul. Além desses, meu marido fez sozinho a flutuação no Rio da Prata e o Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa. Esses dois possuem restrições para crianças. A flutuação no Rio da Prata requer uma caminhada de 40 minutos na mata e depois mais 1,30hs de flutuação sem barco de apoio, o que seria muito cansativo para as crianças. Já o mergulho com cilindro, meus filhos com 7 e 9 anos não poderiam fazer de qualquer maneira.  Todos os passeios foram sensacionais!

E onde fica Bonito? Como chegar?

Esta cidade está localizada no Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande. Para chegar lá é possível voar para Campo Grande, onde há maior disponibilidade de voos (e mais baratos também), ou ir diretamente para Bonito pela Azul, via Campinas, com rota somente em alguns dias da semana. A opção de ir direto para Bonito é mais cômoda, mas têm restrições e é mais caro. Se escolher via Campo Grande, para chegar a Bonito será necessário buscar um transfer ou alugar um carro, que é a opção que recomendo. Todos os passeios em Bonito são feitos de carro, ou você terá que ir em vans com transporte compartilhado, o que pode custar bem mais dependendo da quantidade de pessoas e também é menos prático.

Como é Bonito, o que fazer?

Estamos falando de um dos destinos mais organizados do Brasil. Na região há aproximadamente 50 atrações disponíveis, portanto, o que não faltam são opções.  Quero destacar que a grande maioria dos atrativos acontecem em fazendas privadas e, portanto, tudo conta com boa infraestrutura e organização impecáveis. Importante também é saber que os passeios precisam ser reservados com antecedência em agências locais; possuem dia e hora marcados, há um limite de pessoas por dia, por horário e, portanto, em sua grande maioria, não é possível chegar sem reserva.

Diversos hotéis possuem agências que vendem os passeios. Já informo que é desnecessário pesquisar preços porque os valores são tabelados. Mesmo lendo sobre isso, fui consultar e constatei que realmente não há variação. No centro da cidade há diversas agências como a Bonito Way, por exemplo. Eu comprei meus passeios em duas diferentes. A Crisval Tur que ficava dentro do Zagaia Eco Resort onde me hospedei e a Águas, que ficava na Pousada Águas de Bonito, isso porque a Crisval Tur não tinha disponível o passeio para a Gruta da Lagoa Azul na data que eu queria. Ambas foram excelentes.

Uma dica importante é sempre reservar os passeios com alguma antecedência. Quanto antes melhor, mas creio que 2 a 3 semanas em geral são suficientes dependendo da época. Fui em julho, reservei com 1 semana de antecedência e como eu tinha tempo, não tive problemas. Mas se o tempo de estada for mais curto, se estiver indo em algum feriado prolongado por exemplo, quanto antes reservar, melhor.

E quais são os principais passeios em Bonito e região?

Vou citar os mais vendidos, mas há outros:

1 – Flutuações: Rio da Prata, Nascente do Rio Sucuri, Barra do Sucuri, Nascente Azul, Aquário Natural, Parque Ecológico do Rio Formoso, na Praia da Figueira, Lagoa Misteriosa.

2 – Aventuras: Cabanas Boia Cross, Arvorismo Cabanas, Boia Cross Parque Ecológico, Porto da Ilha (Bote no Rio Formoso), Lobo Guará Bike Adventure, Quadriciclo Rota Zagaia, Quadriciclo Trilha Boiadeira.

3 – Mergulhos: Rio Formoso Caiman, Rio da Prata, Lago da Capela, Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas.

4 – Rapel: Rapel e Trilha na Boca da Onça, Abismo Anhumas.

5 – Grutas e Dolinas: Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Buraco das Araras.

6 – Cachoeiras: Boca da Onça Ecotur, Rio do Peixe, Estância Mimosa, Parque das Cachoeiras, Cachoeira Ceita Corê, Serra da Bodoquena, Balneário Municipal, Balneário do Sol, Balneário Ilha Bonita, Praia da Figueira, Lago da Capela.

7 – Cavalgadas: Parque Ecológico Rio Formoso, Estância Mimosa, Rio da Prata, Recanto do Peão.

8 – Atrativos Urbanos: Aquário de Bonito, Projeto Jibóia.

9 – Pantanal: Day use na Fazenda San Francisco.

São muitas opções e normalmente não há tempo para tudo, então minha sugestão seria escolher pelo menos um de cada gênero: Gruta, Flutuação, Cachoeira, Aventura.

Eu mesma não fiz cachoeiras nem aventura por opção, mas uma coisa é certa, esse é um destino que voltarei e aí poderei conhecer outros lugares, sem nunca deixar de lado as flutuações que na minha opinião são imperdíveis.

Quantos dias em Bonito?

Eu diria que quatro dias inteiros, sem contar a chegada e saída, seriam suficientes para conhecer um pouco deste paraíso. Quem tem mais tempo poderia aproveitar mais atrativos e até fazer um bate-volta ao Pantanal, na Fazenda San Francisco que conta com um sistema Day-Use. É claro que em um dia não seria possível conhecer o Pantanal, mas vale para quem não tem mais tempo. Eu saí de lá com a certeza de que terei que voltar.

Caso você vá passar um feriado prolongado, escolha uma flutuação e um outro passeio como o de cachoeiras. É possível também incluir as grutas na manhã do dia do retorno, já que este é um passeio rápido e contemplativo.

Onde se hospedar?

Em Bonito há muitas opções de acomodação para todos os gostos e bolsos. Nunca deixo de pesquisar e ler comentários dos viajantes no Trip Advisor ou Trivago. Pra quem vai pra lá basicamente só para fazer os passeios da região, talvez hospedar-se no resort que fiquei seja irrelevante já que não irá usufruir da infraestrutura do hotel. Há outras boas opções por preços inferiores. Eu também gostei muito do Wetiga, que fica bem perto do Zagaia.

Para aqueles que tem filhos, para os que vão em turma de família ou amigos, para quem tem mais de tempo ou quer um pouco de descanso e infraestrutura, o Zagaia Eco Resort é perfeito.  É claro que ele está entre os mais caros do destino, mas achei que valeu a pena e eu pessoalmente fiquei bastante satisfeita. Como mencionei, o escolhi pela sua infraestrutura e atividades disponíveis, desta forma meus filhos brincariam à vontade e todos nós poderíamos aproveitar a hospedagem com tudo o que ela inclui. Como fiquei oito dias completos em Bonito, essa escolha foi perfeita para mim. O local é fantástico, fomos muito bem recebidos, pedi um upgrade de acomodação e fui prontamente atendida, contratei o regime de meia pensão o que pra nossa família foi ótimo, a comida era variada, a beleza do lugar muito me agradou. Eu ficava à beira da piscina ouvindo o canto dos pássaros, vendo os perequitinhos comerem, tive a oportunidade de cruzar com Arara Vermelha no caminho do quarto para o restaurante, toda a área do hotel é muito bem cuidada, tem sala de jogos, copa de bebê, sala kids, uma pequena academia, campo de futebol, quadra de tênis, playground, mini-golf, lago para pesca, piscina na área externa e também fechada e aquecida, jacuzzi etc. Não há luxo, mas amei. A única coisa que me desagradou e sempre me desagrada em alguns resorts que não são “all Inclusive” é o fato de não ter nenhum bebedouro disponível pelo hotel. Fica realmente a sensação de quererem ganhar cada centavo em tudo. Sinceramente isso me incomoda muito, especialmente num hotel onde há recreação e as crianças não têm sequer um bebedouro para tomar água se estiverem com sede. Eu precisava ficar atenta e ir oferecer água aos meus filhos durante as atividades porque o hotel não tinha em nenhum lugar. Diversas vezes meus filhos reclamaram de sede. Acho isso péssimo! Mas independentemente deste fator, só tenho elogios. Recomendo de olhos fechados.

Onde comer?

Achei bem bacana o centrinho de Bonito, que conta com um pequeno circuito gastronômico, rodeado por vários tipos de restaurantes, desde especialidades regionais como também árabes, japonês, pizzarias e lanchonetes. Sempre pesquiso restaurantes no Trip Advisor quando não tenho recomendações e vejo as notas dadas pelos viajantes.

O restaurante mais conhecido de Bonito é a Casa do João. Ele é quase uma atração turística da cidade, serve uma variedade grande de pratos regionais, tem atendimento de primeira e um ambiente agradável, amplo e cheio de lindos detalhes que fazem toda a diferença. Fui na hora do almoço, logo que cheguei à cidade porque ele estava na minha lista das atrações imperdíveis. Provamos 3 pratos diferentes e todos estavam deliciosos. O filet a parmegiana que pedi para meus filhos era divino e o seu molho maravilhoso. Nossos peixes também estavam saborosos assim como nossas farofas de banana da terra e de alho. Vale a visita, sem dúvidas nenhuma.

Entre as especialidades da região estão os peixes de água doce como o pintado, o pacú e a traíra assim como a famosa carne de jacaré que até já fiz um post falando a respeito. Os buffets de comida da fazenda não podem ficar fora dos atrativos da região: comidinha feita no forno a lenha e servida na hora do almoço. Meus filhos comeram em um desses restaurantes e se lambuzaram. Falaram que o feijão que comiam era o melhor que já haviam experimentado.

Quando ir?

Esse é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que têm suas particularidades em cada época do ano. A baixa temporada tem preços melhores para passeios e hospedagem. De maio a setembro é menos chuvoso e por esta razão a visibilidade na água atinge seu auge e acredite, isso faz diferença. Mas considere uma temperatura mais amena. Durante o dia costuma ser quente e pela manhã e à noite um pouco mais gelado. De qualquer forma, as flutuações não ficam prejudicadas porque a média da temperatura das águas dos rios gira em torno de 23 graus o ano todo e o uso obrigatório de roupas de Neoprene ajuda a conservar o calor do corpo.  Só fica mais complicado mergulhar nas cachoeiras ou nos balneários, que têm água mais gelada. Essa foi a razão pela qual não fiz esse tipo de passeios. Nas flutuações foi bem OK e a temperatura desta época não nos atrapalhou.

Para quem curte música, o Festival de Inverno, que acontece no final de julho, é uma ótima oportunidade para ir à cidade.

Quem quer combinar Bonito com o Pantanal, agosto e setembro costumam ser os melhores meses já que pela época de seca, os animais procuram por água e ficam mais à vista para os visitantes.

No verão é possível se esbaldar nas cachoeiras de Bonito que não são poucas. Os Balneários também são ótimas opções, entretanto é uma época chuvosa, quente e com mais mosquitos. Por conta das chuvas, passeios podem ser desmarcados e as águas ficam mais turvas prejudicando a visibilidade nas flutuações.

Na virada do ano e no carnaval, a cidade atinge o pico de lotação, portanto levem em consideração que será necessário reservar os passeios com bastante antecedência pela dificuldade de vaga nos atrativos e os serviços, de maneira geral, ficam prejudicados. Entretanto, conversei com diversas pessoas que passaram o Réveillon no Zagaia Eco Resort e tiveram uma experiencia superpositiva.

Em resumo, eu amei conhecer Bonito e este destino é um daqueles que voltarei na primeira oportunidade.